Com pico de operários em outubro, secretário mostra confiança em garantir Recife na Copa das Confederações
Arena Pernambuco, na região metropolitana de Recife, corre contra o tempo
Recentemente, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, mostrou muita preocupação com o andamento das obras da Arena Pernambuco. Valcke, inclusive, não garantiu a cidade de Recife como sede da Copa das Confederações em 2013. No entanto, o Secretário Extraordinário da Copa de 2014 em Pernambuco, Luiz Ricardo Leitão, demonstra otimismo quanto a participação da cidade nordestina no torneio preparatório para o Mundial.

"Estamos otimistas. O plano de aceleração solicitado pela Fifa foi tomado", disse Leitão. "Em abril passado foi feita uma grande reunião, e a Fifa solicitou esse plano de aceleração. Desde então, tivemos um processo de antecipação dos produtos com os fornecedores, o aluguel de equipamentos mais potentes, etc", explicou o Secretário.

Além disso, Ricardo Leitão afirmou que as obras da arena contarão, a partir do mês de outubro, com o maior número de funcionários desde que o estádio começou a ser erguido. E essa é mais uma aposta para deixar a Arena Pernambuco pronta dentro do prazo esperado.

"Hoje, 4.200 operários estão trabalhando nas obras da Arena. Agora haverá um pico em outubro, de 4.500 funcionários. Em setembro a expectativa é que 70% das obras estejam concluídas, e que esse número chegue a 80% em outubro. Nossa meta é concluir o estádio ao final de fevereiro de 2013, assim como o Maracanã", afirmou Ricardo Leitão.
"Teremos agora as duas últimas vistorias da Fifa. Dia 13 de setembro teremos a visita da equipe operacional. Na primeira quinzena de outubro acontecerá uma última vistoria técnica. 45 dias antes do início da competição (Copa das Confederações), todos os detalhes têm que estar prontos. Estamos otimistas", encerrou Leitão.

No fim de agosto, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, se disse tranquilo em relação à presença do estádio nordestino na Copa das Confederações.

"Estamos acompanhando Recife atentamente. Triplicaram os funcionários e não tenho dúvidas de que cumprirão os prazos. Não me preocupa", garantiu Marin na época.

As cidades da Copa das Confederações são Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Salvador e Recife, segundo tabela já divulgada pela Fifa.