Celulares lideram lista de queixa dos consumidores nos Procons
Aparelhos motivaram 14,1% das reclamações, diz Ministério da
Justiça.
Problemas com cobrança foram os mais enfrentados em 2011.
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Os problemas com aparelhos celulares foram o assunto mais reclamado pelos
consumidores no ano de 2011 de acordo com o Cadastro Nacional de Reclamações
Fundamentadas, divulgado nesta terça-feira (18) pelo Ministério da
Justiça.
Segundo a secretária nacional do consumidor, Juliana Pereira, o órgão irá notificar, ainda nesta semana, as empresas que apresentaram o maior número de reclamações nos 170 Procons conveniados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
As companhias serão convocadas a comparecerem ao Ministério da Justiça para apresentar suas explicações sobre as reclamações e para o baixo índice de solução das queixas. Além disso, as empresas terão de apresentar ao órgão nacional de defesa do consumidor um plano estratégico para resolver os problemas identificados pelos Procons.
Os aparelhos celulares motivaram 14,1% do total de reclamações, mais que o dobro do segundo colocado, que foram as queixas envolvendo problemas com microcomputadores e produtos de informática, com 6,8%. Na lista do ano passado, os celulares também apareceram no topo da lista, empatado com equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
Na terceira posição do ranking estão os eletrodomésticos da linha branca, também com 6,8%, seguidos de cartão de crédito, com 6,6%, e telefonia celular, com 6,1%.
As reclamações fundamentadas são aquelas que precisam ter audiências para
solucionar o conflito entre o consumidor e a empresa e representaram 15,3% do
total geral de atendimentos dos Procons no ano passado. O cadastro de
reclamações existe desde 2006.
Problemas relatados
O Ministério da Justiça também listou o tipo de reclamação feita pelos consumidores – ou seja, os problemas relatados.
Nesse quesito, os impasses com cobrança foram os mais enfrentados pelos consumidores em 2011, de acordo com o levantamento, com 28,1% do total, seguidos por problemas com garantias de produtos, com 24%, e vício ou má qualidade de produto ou serviço, com 18,9%.FONTE G1, POR: MARCELO BARBOSA JP, VEJA BAIXA GRANDE.
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O cadastro registrou um total de 153.094 reclamações no ano passado nos Procons, contra
mais de 19 mil fornecedores.Segundo a secretária nacional do consumidor, Juliana Pereira, o órgão irá notificar, ainda nesta semana, as empresas que apresentaram o maior número de reclamações nos 170 Procons conveniados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
As companhias serão convocadas a comparecerem ao Ministério da Justiça para apresentar suas explicações sobre as reclamações e para o baixo índice de solução das queixas. Além disso, as empresas terão de apresentar ao órgão nacional de defesa do consumidor um plano estratégico para resolver os problemas identificados pelos Procons.
Os aparelhos celulares motivaram 14,1% do total de reclamações, mais que o dobro do segundo colocado, que foram as queixas envolvendo problemas com microcomputadores e produtos de informática, com 6,8%. Na lista do ano passado, os celulares também apareceram no topo da lista, empatado com equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
Na terceira posição do ranking estão os eletrodomésticos da linha branca, também com 6,8%, seguidos de cartão de crédito, com 6,6%, e telefonia celular, com 6,1%.
Posição | Empresa | Número de reclamações/ % do total | |||
---|---|---|---|---|---|
1º | Oi | 6.919 (4,52%) | |||
2º | LG | 5.129 (3,35%) | |||
3º | Claro/Embratel | 5.082 (3,32%) | |||
4º | Itaú | 5.015 (3,28%) | |||
5º | Máquina de Vendas | 4.843 (3,16%) | |||
6º | B2W/Lojas Americanas | 4.716 (3,08%) | |||
7º | Bradesco | 4.421 (2,89%) | |||
8º | Casas Bahia/Ponto Frio | 4.409 (2,88%) | |||
9º | Banco do Brasil/Votorantim/Mapfre | 3.638 (2,38%) | |||
10º | Samsung | 3.347 (2,19%) | |||
Fonte: Ministério da Justiça |
Problemas relatados
O Ministério da Justiça também listou o tipo de reclamação feita pelos consumidores – ou seja, os problemas relatados.
Nesse quesito, os impasses com cobrança foram os mais enfrentados pelos consumidores em 2011, de acordo com o levantamento, com 28,1% do total, seguidos por problemas com garantias de produtos, com 24%, e vício ou má qualidade de produto ou serviço, com 18,9%.FONTE G1, POR: MARCELO BARBOSA JP, VEJA BAIXA GRANDE.
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