Supermercado JIRÉ

Supermercado JIRÉ

segunda-feira, 27 de abril de 2015

POLÍTICA /Projeto quer criminalizar celular ao dirigir

Em média, 42 condutores são flagrados, diariamente, pela Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) por utilizarem celular enquanto dirigem. Dados do órgão revelam que, desde janeiro até a última quarta-feira (22), 4.747 motoristas foram notificados por cometerem esta infração, considerada média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Caso o Projeto de Lei 71/ 2014, em tramitação no Senado, seja aprovado, estes condutores poderão estar sujeitos à prisão de seis meses a um ano. Pela proposta, de autoria do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), quem conduzir um veículo utilizando o celular próximo a escolas, hospitais e estações de transporte público estará cometendo crime.
Além disso, o legislador propõe uma alteração no artigo 252 do CTB, em que a classificação da condução de veículo "utilizando-se de telefone celular" passaria a ser considerada gravíssima, com multa de R$ 191,54 e sete pontos no prontuário. Atualmente, o CTB prevê penalidade administrativa para os infratores, com multa de R$ 86,13 e quatro pontos no prontuário.
Na capital baiana, apesar da quantidade elevada de notificações (o uso do celular ao volante é o quinto maior tipo de infração registrada pela Transalvador), houve redução em comparação com o mesmo período do ano passado.
De janeiro a 22 de abril de 2014, foram flagrados 8.996 condutores, o que representa redução de 47,3%. Na capital baiana, mesmo com a fiscalização, basta passar pelas principais vias da cidade para observar que muitos condutores desprezam os riscos. O WhatsApp é uma das principais ferramentas utilizadas pelos condutores.


FONTE: A TARDE.com.br


VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário