Supermercado JIRÉ

Supermercado JIRÉ

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Baixa Grande e seu cenário eleitoreiro: Povo, Politiqueiros, ou Políticos?



Há menos de um ano e meio para o pleito eleitoral em Baixa Grande algumas perguntas não sai da boca do povo na cidade.
Quem serão os candidatos a prefeito?
Quais os novos grupos políticos que se formarão?
 E quem ganhará a eleição?

Para a resposta da primeira pergunta o próprio povo da cidade está criando várias especulações com nomes de candidatos ao pleito, fala-se na candidatura do ex prefeito Gilvan Rios para o cargo,  há quem fale na possibilidade da junção de Gilvan com o candidato Heraldo Miranda derrotado na última eleição, uma outra chapa poderia está sendo formada, liderada pelo  o nome do vereador Judelson Queiroz e outras  jovens lideranças da cidade na tentativa de mudar o cenário político local. Uma coisa é dada como certa, Dr. Heraldo Alves Miranda será candidato na próxima eleição, bem como o atual prefeito Pedro Lima Neto que tentara a reeleição para administrar o município por mais quatro anos. Quanto a formação de outros grupos políticos, o próprio Gilvan Rios estaria convidando lideranças políticas para formar uma chapa de consenso com nomes capazes de quem sabe até mesmo encabeçar a chapa no próximo pleito, fala-se ainda no interesse claro do vereador Judelson Queiroz que estaria  encabeçando  uma chapa e convidando outras lideranças para também disputar o pleito vindouro. Será que quatro grupos políticos estaria surgindo em Baixa Grande?  especulações são muitas, mais uma coisa é certa, quem vai decidir a eleição é o povo que com certeza já estão colocando suas barbas de molho e se questionando quanto aos nomes que vem por aí, e que irá  comandar os destinos do nosso município por mais quatro anos, novas perguntas virão: Votar no mesmo? Votar nos que já foram? Ou buscar uma nova alternativa? Você decide !!!

Fonte: http://www.vejabaixagrande.blogspot.com
Autor: Marcelo Barbosa 

BA tem média de 20 crimes bancários por mês; julho registra 3 sequestros

Cofre de agência foi arrombado (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

De janeiro a julho deste ano, 140 crimes contras agências bancárias foram registrados na Bahia. A média é de 20 ocorrências por mês, entre explosões (88), arrombamentos (13), assaltos (11) e tentativas de assaltos (28). Em 2014, o número de ataques foi 230. Os dados são do Sindicato dos Bancários do Estado, e foram divulgados nesta quinta-feira (30).
Do total de ocorrências de 2015, 35 foram registradas em Salvador e outras 105 em cidades do interior. Em pelo menos oito ações criminosas, pessoas foram mantidas reféns ou sequestradas. Somente em julho, três casos com sequestros foram registrados.
As últimas ocorrências aconteceram nas cidades de Nazaré das Farinhas, na região do Recôncavo da Bahia, e Ruy Barbosa, a cerca de 320 quilômetros da capital, na quarta (29).
Nos dois casos, os criminosos sequestraram gerentes das agências bancárias dos municípios e familiares deles, mas fugiram sem levar nenhuma quantia.
No municipio de Jeremoabo, a 405 quilômetros da capital, também houve ataque a banco, na madrugada desta quinta. Não houve sequestro ou pessoas feitas reféns, mas o cofre da agência foi arrombado. A quantia levada não foi informada.
Outro registro de sequestro em julho ocorreu há duas semanas em Lauro de Freitas, região metropolitana da capital. O gerente de um banco da cidade foi levado junto com a companheira, e ambos só foPrisões
O diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), delegado Jorge Figueiredo, informou que, desde março, 41 pessoas envolvidas em crimes contra agências bancárias foram presas na Bahia. Outros 30 suspeitos de envolvimento em ações delituosas já foram identificados, tiveram os mandados prisão decretados e estão sendo procurados.
"Desde que o Draco foi criado, em março [de 2015], uma coisa que percebemos é a redução desses tipos de crime, em comparação com o ano passado. Em abril, tivemos redução 13%. Em maio, a redução foi de 20%, enquanto em junho o número de casos caiu 24%. Em junho foi que tivemos acréscimo de 10%. O departamento tem avançado no intuito de analisar e coibir esses crimes", destacou.
Sobre os casos mais recentes registrados em Jeremoabo, Ruy Barbosa e Nazaré das Farinhas, o delegado informou que a resposta da polícia foi rápida. "A resposta foi imediata no sentido de preservação da vida. Em Nazaré e Ruy Barbosa, por exemplo, eles [os assaltantes] não lograram êxito e ninguém se feriu. Em Jeremoabo, a polícia confrontou os criminosos, mas eles conseguiram evadir. Agora, estamos buscando identificá-los", ressaltou.
Do G1 BA
VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

PM prende assaltantes, apreende adolescentes e recupera veículo roubado



Foram presos na madrugada desta sexta-feira (31), no bairro de Itapuã, Robson Gomes Lopes Filho, de 22 anos, e William Cruz da Visitação, 21. Segundo os policiais do PETO da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que efetuaram as prisões, os acusados roubaram um veículo, Volkswagen Fox, cor prata, placa JSZ 027Ainda de acordo com a polícia, o carro foi interceptado nas próximidades do Clube Petromar, em Stella Maris. A bordo também estavam duas adolescentes, de 14 e 15 anos, que foram apreendidas e encaminhadas para Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI). Com os assaltantes foi encontrado um revólver, calibre 38, municiado.7, e mantinha o dono do carro como refém. Robson, que já apresentava duas passagens na polícia por tráfico de drogas, e William, com uma passagem pelo mesmo crime, foram autuados em flagrante na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). 

Redação Bocão News

VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Homem sem braços e sem pernas celebra ao saber que será pai



O pastor e palestrante motivacional, Nicholas James Vujicic, conhecido pela história de superação de viver sem os braços e as pernas, celebrou em uma rede social, nesta quarta-feira (29), a gravidez de sua esposa Kanae do segundo filho."Compartilhando com todos vocês a alegria da nossa família com a empolgação e antecipação da chegada de Dejan", escreveu Nick, que ainda postou diversas fotos da família durante um ensaio fotográfico na praia. O primeiro filho do casal, assim como a mãe, possui todos os membros.

Redação Bocão News

VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Servidores da Saúde no Estado decidem manter greve



Os servidores estaduais da Saúde aprovaram, em assembleia nesta quinta-feira, a continuidade da greve iniciada no último dia 17 de julho. Inconformados com o início dos cortes nos salários e a falta de avanço nas negociações, os trabalhadores decidiram também promover, a partir das 8h desta sexta (31), uma manifestação em frente à sede da Secretaria da Administração (Saeb), no CAB, em Salvador, para protestar pela restituição dos salários cortados e contra a falta de avanços nas negociações.
De acordo com os grevistas, o governo não enviou ao Sindsaúde nenhuma contraproposta à pauta de reivindicações, como acertado na mesa de negociação do dia anterior. Segundo a entidade representativa, na reunião, os representantes da administração estadual teriam se comprometido apenas com a efetivação dos processos de progressão e promoção, com efeitos financeiros previstos para setembro ou outubro; com a instituição de um grupo de trabalho, no início de setembro, para estudar a incorporação da GID; e estudar a viabilidade de uma solução emergencial para o grupo técnico-administrativo, com o argumento de que o plano de carreira só será possível a longo prazo.
"A categoria só aceitará um plano emergencial para o grupo técnico-administrativo se for no máximo até outubro. Quanto aos cortes do adicional de insalubridade o governo se manteve irredutível, admitindo apenas a possibilidade de instalar uma junta médica para reavaliar os casos", diz o Sindsaúde, em nota enviada à imprensa.
Redação Bocão News
VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Bahia já tem mais de 94 mil casos de dengue, zika e chikungunya; balanço

Bahia já tem mais de 94 mil casos de dengue, zika e chikungunya; balanço

A Bahia registrou 94.723 casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika até o fim de julho deste ano, conforme dados da Secretaria de Saúde (Sesab), que foram divulgados nesta quarta-feira (29). Do total, a maior parte é de dengue, que tem 50.896 casos suspeitos, seguida da zika, com 34.518 notificações. A chikungunya aparece com 9.312. As doenças são consideradas epidêmicas no estado, principalmente nas regiões centro-leste e leste.
A Sesab informou que o risco da pessoa adquirir a doença foi elevado de forma progressiva entre os meses de janeiro e abril para dengue, com 336 casos para cada 100 mil habitantes. No caso da zika e chikungunya, a incidência ficou mais forte a partir de março, com 200 casos para cada 100 mil habitantes e 61 mil para cada 100 mil, respectivamente.
O número de casos de dengue cresceu 179% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram identificados 18.220 notificações. Das 417 cidades baianas, 371 tiveram alguma ocorrência da dengue registrada na Vigilância Epidemiológica, com destaques para Itabuna (5.817), Ilhéus (5.106), Salvador (3.662), Luís Eduardo Magalhães (2.523), Feira de Santana (2.075), Jequié (1.963), Simões Filho (1.598), Arací (1.177), Serrinha (1.000) e Barra (953), que concentram 50,84% dos casos.
Desse total, a Sesab informou que foram confirmados, na Bahia, 12 casos de dengue com sinais de alarme e 19 casos graves. Deles, nove pessoas morreram. Sobre a chikungunya, segundo a Sesab, 13 municípios têm mais propensão à transmissão espontânea da doença, são eles Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Baixa Grande, Ribeira do Pombal, Amélia Rodrigues, Valente, Camaçari, Salvador, Simões Filho, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Nova Fátima e Pé de Serra.
Mais casos de chikungunya foram registrados em outras cidades, porém mantendo relação com Feira de Santana ou Riachão do Jacuípe, a exemplo de Alagoinhas, Brejões, Cachoeira, Conceição do Coité, Irecê e Santa Bárbara. Outros municípios que têm casos confirmados e permanecem em investigação quanto ao local provável de infecção: Cansanção, Gavião, Lauro de Freitas, Pintadas, Serrinha, Ichu, Retirolândia, Santaluz, Una, Banzaê, Cruz das Almas, Mata de São João e Ponto Novo.
A zika foi observada em 199 cidades, com maior número em Salvador (44,16%), Camaçarí (15,90%), Jequié (3,63%) e Porto Seguro (3,11%), que reúnem 82% dos casos. De acordo com a Sesab, do total de 34.518 notificações, a maior parte ocorreu em pessoas com idades entre 20 e 39 anos.
Além dessas, o estado está em alerta também por conta da síndrome de Guillain-Barré (SGB), que pode causar alterações neurológicas com pacientes que contraíram a zika. Sobre a síndrome, a Bahia registrou 115 casos até o dia 23 de julho, sendo que 53 tiveram a doença confirmada, 24 descartadas e 32 ainda permanecem em investigação.
As informações são do G1.

VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Líder de chacina no presídio de Feira de Santana é incluído no Baralho do Crime

Líder de chacina no presídio de Feira de Santana é incluído no Baralho do Crime

Acusado de homicídios, de comandar vários pontos de tráfico de drogas e de ter liderado a chacina no Conjunto Penal de Feira de Santana em maio deste ano, Ronílson Oliveira de Jesus, o “Rafael”, “Coroa” ou “Zeca”, é o novo Valete de Ouros do Baralho do Crime, criado pela Secretaria de Segurança Pública para ajudar na localização dos criminosos mais procurados do estado.
A foto de Rafael substitui a de Romário de Oliveira Brito, que está preso no Complexo Penitenciário de Eunápolis, respondendo a processos por tráfico de drogas, homicídio e formação de quadrilha.
Rafael está foragido e, de acordo com o delegado João Rodrigo Uzzum, coordenador regional de Polícia (1ª Coorpin), a rebelião foi provocada por disputa pelo tráfico de drogas, dentro do prédio.
“O indivíduo de alcunha Aroldinho controlava todo o tráfico de entorpecentes dentro do presídio em todos os pavilhões angariando uma grande quantidade de dinheiro e entrou em disputa com Rafael, que já foi seu comparsa. Eles inclusive já foram presos por terem roubado juntos um banco há alguns anos na cidade de Utinga, depois eles se distanciaram e brigaram em razão do tráfico de drogas. Rafael quer dominar o tráfico dentro dos presídios, ele faz parte da facção criminosa intitulada Caveiras, e representa essa facção em Feira de Santana. Ele queria dominar o tráfico no presídio, mas Aroldinho não permitiu e isso culminou na chacina que nos deparamos aí”, detalhou o delegado.
Um dos nove mortos na rebelião foi Alisson Rodrigues Oliveira, acusado de ter mandado matar o adolescente Gabriel, que foi torturado, degolado e teve escrito com faca nas costas a sigla AL. Segundo o delegado, Alisson foi morto porque era um dos seguidores de Aroldinho, e foi determinado por Rafael, mentor da chacina, que ele fosse morto por causa da aproximação dele com o rival.
“Certamente Rafael queria que estivessem mortas todas as pessoas ligadas a Aroldinho. Rafael está sendo procurado e a polícia acredita que ele continua comandando o tráfico, através desta facção que domina diversos pontos de drogas em Feira de Santana e em Salvador, na área de Itapoã. Não acredito que atualmente ele esteja em Feira”, disse. 
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Principal traficante do interior da Bahia é preso pela PF




Quatro pessoas foram presas nesta quinta-feira, 30, durante a operação "Moeda Real", realizada pela Polícia Federal (PF) nas cidades baianas de Vitória da Conquista, Ilhéus e Jequié e também do município paulista de Bertioga. O nome da operação é em referência ao alvo principal, o traficante Sandro Santos Queiroz, conhecido como "Real". De acordo com a PF, ele é um dos traficantes mais procurados do interior do estado da Bahia, sendo alvo da Força de Seguranças e do Poder Judiciário baianos por envolvimento em vários crimes, como homicídios. Ele já tinha vários mandatos de prisão em aberto.

O criminoso foi preso na madrugada em Bertioga, onde estava foragido, e foi transferido para a carceragem da PF em São Paulo. Segundo o delegado titular de Vitória da Conquista, Marcelo Andrade Siqueira, Real será transferido para Bahia, porém ainda não foram definidos a data nem para qual unidade ele ficará custodiado. "Os outros três (homens) foram presos na Bahia: dois estão na unidade prisional de Vitória da Conquista e um em Jequié. Todos estão à disposição da Justiça", disse o delegado. Além de tráfico de drogas, os criminosos vão responder por homicídios, associação ao tráfico de drogas e organização criminosa. As penas, somadas, podem chegar a mais de 30 anos de prisão. A Tarde.

VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Drogas são apreendidas pela Policia Militar em Ipirá

IMG-20150730-WA01721-1024x576

A polícia militar de Ipirá, está fazendo várias rondas na zona rural, principalmente depois que recebeu várias denúncias que muitos criminosos estavam migrando para essas regiões mais afastadas da cidade.
Em uma dessas rondas na manhã desta quarta-feira, avistou um elemento em atitude suspeita na localidade conhecida como Anum. O elemento ao avistar a guarnição tentou fugir, mas foi capturado pela guarnição e junto com ele foi encontrado uma certa quantidade de maconha.
O elemento foi conduzido para a delegacia local, juntamente com a droga, e foi constatado que o vulgo do mesmo como “Ferro” de 23 anos que ficou preso a disposição da Justiça.
O comandante da 98ª CIPM, Major Marcos Indio informou ao site que as abordagens continuarão acontecendo tanto na sede do município, como na Zona Rural e não medirá esforços para tirar esses elementos de circulação para que a população possa sentir a sessação de segurança.
Do Acorda Ipirá
VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Homens são presos tentando colocar celulares e drogas dentro da cadeia de Itaberaba

presos itaberaba

Dois homens foram presos tentando jogar celulares e drogas dentro da cadeia de Itaberaba. Segundo informações da 12ª Coorpin, passadas ao site Itaberaba Notícias, os indivíduos identificados pelos vulgos “AU” e “Tim da Invasão” foram surpreendidos pela policia militar momentos antes de tentarem subir na área da carceragem do complexo policial para jogar os objetos no patio para os presos custodiados no local.
A Policia já tinha conhecimento que “AU” estava colocando drogas na carceragem pela parte de cima e já vinha tentando surpreendê lo. Os dois foram autuados por tráfico de drogas e estão custodiados a disposição da justiça criminal.
Fonte : 12ª Coorpin
VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Jovem de 15 anos é morta pelo namorado por asfixia na zona rural de Ichu

Um crime bárbaro ocorrido na madrugada desta quinta-feira,30,chocou a comunidade rural de Nova Esperança no município de Ichu,no território do sisal.
Conforme informações registradas na Polícia Militar, Roque Mendes da Silva, 27 anos, matou a namorada Laiane Araújo dos Santos,15 anos, por asfixia utilizando um pedaço de fio.
Segundo o blog AL Noticias, Informações passadas ao portal dão conta de que a garota estava na casa do namorado e quando retornava para a sua residência no foi morta.
JOVEM MORTA PELO NAMORADO EM ICHU

Ainda de acordo com o blog, a motivação do crime segundo costa nos registros da PM, teria sido por Roque não concordar com a ida da jovem para São Paulo acompanhando as irmãs.
A Polícia Militar de Ichu esteve em Nova Esperança e prendeu o assassino em flagrante e recambiado para a cidade de Serrinha. O corpo da jovem foi levado para o DPT de Feira de Santana.
Laiane estudava no Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira. Ainda não foi definido o horário do sepultamento.
Redação CN

VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Jeremoabo- BA: Bandidos explodem cofre da agência do Banco do Brasil

Banco do Brasil de Jeremoabo

Bandidos fortemente armados invadiram o município de Jeremoabo, durante a madrugada desta quinta-feira(30), por volta das 02 horas e explodiram o cofre  da agência do Banco do Brasil. Antes do ataque ao banco, os criminosos atacaram a sede da 3ª CIA da Polícia Militar da cidade. Não há registro de feridos, nem informações sobre valores roubados.

Conforme testemunhas, a quadrilha era formada por cerca de 15 elementos que estavam fortemente armados com fuzis e armas de grosso calibre. Os suspeitos se distribuíram. Metade do grupo foi responsável pela invasão ao banco e a outra parte pelo ataque à polícia.

Mesmo em menor número e com poucas armas, os policiais se defenderam do ataque dos criminosos. Enquanto isso, equipes da polícia militar de cidades vizinhas foram acionadas e se deslocavam para Jeremoabo.

Segundo informações, antes da chegada do reforço policial, os bandidos se juntaram e fugiram em alta velocidade, tomando destino ignorado.

Equipes da polícia militar realizaram diligências pela região na tentativa de localizar os bandidos, mas até o momento ninguém foi preso.

Com a explosão, a agência ficou parcialmente destruída. Já a sede da PM, apresenta diversas marcas de tiros. (Chico Sabe Tudo)

VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Em Baixa Grande, Vereador Aurenival é eleito Vice Presidente da Câmara



















Vereador Aurenival Tavares de Matos

Na sessão plenária desta quinta feira 30 de Julho de 2015 o Vereador Aurenival Tavares de Matos foi empossado automaticamente Vice Presidente da Câmara de Vereadores de Baixa Grande, a eleição do Edil aconteceu através de uma chapa única após a renuncia do atual vice o vereador Bruno Pamponet formado em Advocacia que teve sua inscrição confirmada na Ordem dos Advogados do Brasil ( OAB ) não podendo mais  assim desta forma ocupar nenhum cargo no Poder Legislativo, Bruno também informou que não mais disputará o pleito eleitoral de 2016, o vereador agradeceu aos colegas e ao povo que o elegeram durante seus quatro mandatos como edil.



















Vereador Bruno Pamponet 

Aurenival foi eleito vice presidente obtendo dez ( 10 ) votos validos e  somente uma abstenção que foi do vereador Elias Ferreira da Silva que fez questão de justificar o porque de não ter votado na chapa única do vereador eleito, Elias disse que não foi convidado para apresentação da chapa e também pelo o motivo de não fazer parte de nenhum grupo politico, estes são os motivos  pelo os quais  não votei no colega, Disse Elias.




















Vereador Elias Ferreira da Silva

Fonte:http:// www.vejabaixagrande.blogspot.com
autor: Marcelo Barbosa 

Tentativa de assalto a banco é frustrada em Ruy Barbosa



Segundo informações, homens fortemente armados sequestraram a família de um funcionário de uma agencia bancária na cidade de Ruy Barbosa na noite desta quarta-feira (29).

A informação circulou rapidamente nas redes sociais e o clima ficou tenso na região por conta da grande circulação de policiais durante a madrugada.

De acordo com as informações, os elementos pegaram como refém, a esposa e os filhos do funcionário da instituição bancária, afim de que fossem realizados saques para o pagamento do resgate.
A operação dos bandidos foi frustrada e os reféns liberados. Maiores informações a qualquer momento

VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Dois em cada três policiais já tiveram colegas mortos sem a farda, diz pesquisa



Uma pesquisa, realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que terão os dados divulgados nesta quinta-feira (30), no Rio de Janeiro, aponta que dois em cada três policiais do país afirmam que já tiveram colegas próximos vítimas de homicídio fora de serviço. O percentual de policiais que tiveram colegas mortos fora do expediente (68,4%) é maior, inclusive, que o de profissionais que dizem ter perdido um colega assassinado em serviço (60,6%), conforme as informações do G1.
Ainda de acordo com o estudo, 74,7% dos agentes de segurança no Brasil dizem já ter sofrido ameaças durante o combate ou a investigação de crimes; mais da metade (51,4%) relata ter sofrido ameaças também fora do serviço.
A pesquisa, intitulada ‘Vitimização e risco entre profissionais do sistema de segurança pública’, foi feita em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e com a Secretaria Nacional de Segurança de Segurança Pública e ouviu 10.323 policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, agentes penitenciários e integrantes do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal em todos os estados do país. O estudo foi realizado entre os dias 18 de junho e 8 de julho.
Para a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, a pesquisa mostra o quanto os policiais estão expostos durante suas trajetórias profissionais. “Os policiais são reconhecidos no Brasil pelas violações de direitos. Mas eles também são vítimas de violações dos seus próprios direitos, que passam despercebidas.”
O estudo mostra que 64,2% dos agentes dizem ser discriminados em razão da função que exercem. A reclamação de que são alvos de preconceito da população recai também sobre o círculo de convívio dos filhos: 22,5% dizem que eles já sofreram discriminação na escola ou na comunidade.
“É um cenário triste. Mas trata-se de um dado esperado. A percepção de discriminação que o policial tem está intimamente ligada à desconfiança da população. Só 30% afirmam confiar na polícia. Isso porque, desde 1988, com o advento da Constituição, que tecnicamente rompe com o momento autoritário do país, muito pouco se mudou no modelo de segurança pública. As pessoas se afastam dos policiais porque eles são tidos como violentos. As instâncias responsáveis pela área direta ou indiretamente precisam pensar em mecanismos de modernização”, afirma Samira.
O número de agentes que relatam situações degradantes no trabalho é grande: 62,8% dizem já ter sofrido assédio moral ou algum tipo de humilhação. Um terço (32,3%) afirma ter sido vítima de violência física durante algum treinamento.
De acordo com a pesquisa, 86,5% dos ouvidos são homens, 56,4% têm de 25 a 40 anos e 44,1% trabalham em capitais. Além disso, 43,7% se declaram brancos, 9%, negros, e 44,7%, pardos.
Redação Bocão News
VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Laços de Família: prefeito de Itanagra emprega 28 parentes



Não é ficção, nem mera coincidência. Em Itanagra, Região Metropolitana de Salvador, o prefeito Valdir Jesus (PSB) nomeou, desde o início da gestão, ao menos 28 parentes, de acordo com levantamento ao qual o Bocão News teve acesso. Veja a lista completa abaixo.
Nesta quinta-feira (30), o cenário deveria ser de festa na cidade pelos 53 anos de fundação. No entanto, as comemorações pelo aniversário devem ficar restritas a alguns atores, tendo Didi, como o prefeito é conhecido, por protagonista. Aos figurantes, restarão protestos a partir das 9h.
No topo da lista de ‘parentes-funcionários’ do prefeito, está a primeira-dama Edna Ferreira dos Santos, que acumula o cargo de secretária de Ação Social. Uma fonte do Bocão News ironizou a nomeação da esposa do prefeito. “Parece que a benevolência da prefeitura só existe mesmo com a família de Didi. A cidade está um caos”. Além de Edna, estão dez primos, noras, concunhadas e até um compadre.
Em entrevista ao Bocão News, Didi afirmou não haver ilegalidade nas nomeações que, segundo ele, têm a anuência do Ministério Público estadual. “Todos os que estão na lista e não são concursados já tiveram as nomeações legalizadas pelo MP. A promotoria de Justiça disse que não tem problema nenhum quando se trata de primeiro escalão e cargos de confiança. Podem ser filhos, irmãos, qualquer pessoa”, minimizou.
Mas, ao contrário do que informou o prefeito, a promotora de Justiça Luiza Amoedo disse, por meio da assessoria de comunicação do Ministério Público estadual, que existe um procedimento para apurar nomeações irregulares feitas pelo Município.
Leia mais em: bocaonews.com.br
VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Vera Cruz: Jovem de 18 anos confessa abusos contra irmãos de 7 e 10 anos



Um jovem de 18 anos, identificado como Rafael Oliveira Conceição, confessou em depoimento nesta quarta-feira (29), que abusou sexualmente de dois irmãos, uma menina de 7 anos e um menino de 10 anos, no município de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O rapaz foi preso na manhã desta quarta por policiais da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (Vera Cruz) e da 24ª Delegacia Territorial (24ª DT/Vera Cruz). 

O delegado titular da 24ª DT, Geovane Paranhos, informou que Rafael afirma praticar abusos há cerca de um ano, quando a família ainda morava em Simões Filho. "Os abusos ocorriam há pelo menos um ano. A família se mudou para o distrito de Tairu na zona rural de Vera Cruz, e os abusos continuaram acontecendo", disse Paranhos, em entrevista ao A Tarde. Os abusos foram denunciados por familiares da vítima e o caso foi encaminhado à delegacia pelo Conselho Tutelar do município.  

A avó das crianças revelou à polícia que o pai biológico de Rafael, quando era vivo, também praticava abusos sexuais. A polícia apura se há outras vítimas do jovem, que está detido na 24ª DT. Ele é ouvido novamente nesta sexta (31). A polícia já solicitou a prisão preventiva de Rafael à Justiça. BN.

VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Homem tenta estuprar mãe de criação



Prepostos da Guarda Municipal prenderam e apresentaram na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), na tarde de ontem (28), Arquimedes Arcanjo da Costa, 42 anos, morador na Rua dos Maias, bairro São João. Ele é suspeito de tentar estuprar, no interior da residência, a mãe de criação, uma idosa de 86 anos.
A delegada Herundina Nunes Neta Lima autuou o suspeito em flagrante. Ao Acorda Cidade, o suspeito confessou que praticou o crime e disse que não sabe explicar os motivos de ter feito isso.
“Eu não estava bebendo e eu não sei por que fiz isso. Não tem explicação. Eu convivo com ela desde pequeno. Estávamos sozinhos em casa. Eu estava dormindo e ela varrendo a cozinha. Eu tirei a roupa e comecei a me masturbar. Depois eu tentei agarrá-la. Ela gritou socorro e o pessoal da rua a socorreu. Foi a primeira vez que fiz isso”, afirmou.

ACORDA CIDADE

VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Preso suspeito de 50% dos últimos estupros registrados em Feira de Santana

Preso suspeito de 50% dos últimos estupros registrados em Feira de Santana

Policiais civis da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) prenderam na madrugada desta quinta-feira (30), Gimário Silva Ferreira, o Maroca, 37 anos, acusado de praticar estupros na cidade de Feira de Santana. Ele também é acusado de ter matado a esposa asfixiada.
De acordo com a delegada Maria Clécia Vasconcelos, o acusado foi preso na casa da mãe, localizada na Rua São João, no bairro Tomba. Ele estava escondido entre o forro e o teto do quarto.
“É um crime que deixa a população revoltada. A polícia realizou uma campana em frente a residência e adentrou ao recinto encontrando-o entre o forro do teto e a cobertura do quarto. Ele sabia que a polícia estava a procura, e o os vizinhos diziam que ele saia em determinados horários como se estivesse se escondendo de alguma coisa", informou.
O acusado disse que não se apresentou na delegacia porque termia ser morto pela população. Ele negou os estupros e também disse que não matou a esposa.
“Eu só pratico assalto. Roubei o celular e o dinheiro dela só. Eu não pratiquei estupro, fui acusado. Alguém que fez isso com elas. Eu não estava fugindo da polícia, estava fugindo das pessoas querendo tirar minha vida, me acusando. Eu nunca tive arma na minha vida, eu assaltava com a mão. A pessoa quando quer incriminar fala o que quer. Eu não vim aqui antes porque sair a pé é difícil. Quando a delegada me encontrou eu estava escondido”, disse o acusado.
Leia mais em : ACORDA CIDADE
VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Menor é executado a tiros em Ipirá



Um adolescente, acusado de cometer assaltos Ipirá, foi morto a tiros durante a noite desta quarta-feira. De acordo com informações, o jovem conhecido por Zé Pretinho, foi abordado por dois elementos em uma motocicleta nas proximidades da Praça Barão do Rio Branco.

O menor era morador das imediações do local onde o mesmo foi assassinado. O crime aconteceu no inicio da noite desta quarta (29). O caso será investigado pela Polícia Civil.

O menor chegou a ser levado ao Hospital Municipal de Ipirá, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Fonte: www.ipirafm.com.br 
Autor(a): Marcone Macêdo

VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Após cassação de prefeito e vice, novas eleições serão realizadas em Abaré (BA)

sudoeste-bahia-urna-43

O município de Abraré, distante 552 km de Salvador, terá novas eleições após a cassação do prefeito e da vice-prefeita pela 158ª Zona Eleitoral de Chorrochó. A decisão foi do juiz Matheus Martins Moitinho que determinou a inelegibilidade por 8 anos, além do pagamento de multa no valor de 21 mil reais de cada um. Os dois podem recorrer por meio de recurso no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Interinamente, o Presidente da Câmara Municipal assume a chefia da Administração até que ocorra o novo pleito.
Benedito Pedro da Cruz (PMDB), prefeito, e Margarete Rodrigues da Silva, vice-prefeita, eleitos pela Coligação “Unidos Pra Fazer Muito Mais”, são acusados de participar da distribuição de cestas básicas em troca de votos na Zona Rural do município, no dia 4 de outubro, um dia antes das eleições municipais de 2012, informou a assessoria do TRE.
O juiz baseou sua sentença de acordo com a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), que diz ser vedado o uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social, custeados ou subvencionados pelo Poder Público.
De acordo com a sentença, as cestas básicas foram distribuídas por funcionários da Secretaria de Agricultura por ordem do ex-prefeito de Abaré, Delísio Oliveira Da Silva, que apoiou os candidatos da Coligação “Unidos Pra Fazer Muito Mais” à época das eleições.
Ainda segundo o TRE, os agentes públicos cassados estavam presentes na localidade em que se deu a entrega dos produtos alimentícios.
Redação VN
redacao@varelanoticias.com.br
VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Carro que pegou fogo com R$ 100 mil na Via Dutra era de pastor evangélico




Foi identificado como José Rodrigo da Costa, pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, o dono do Mitsubishi Airtreck, placa MQS-6870 (SP), que pegou fogo no dia 1º deste mês, na Via Dutra, em Barra Mansa, no Sul Fluminense. Na ocasião, o veículo foi abandonado quando estava em chamas, e mais de R$ 100 mil que estavam no motor do automóvel foram queimados parcialmente. 
O nome do pastor foi revelado pelo comerciante Emerson Pereira, de 32 anos, dono de uma revendedora de veículos Barut, localizada no bairro da Freguesia do Ó, na capital paulista. Ele esteve recentemente na 90ª DP (Barra Mansa), onde prestou depoimento ao delegado adjunto Michel Floroschk, que investiga o caso.
O comerciante comentou com o radialista Tico Balanço, da Rádio Sul Fluminense, após o depoimento, que o pastor comprou o carro na agência dele no dia 30 de junho. Ainda segundo Emerson, o pastor disse que viajaria no outro dia para o Rio, onde, com dinheiro do dízimo dos fiéis, ia montar uma igreja.
A polícia não tem mais dúvida da procedência do dinheiro. Foram encontradas cédulas de R$ 2, R$ 5, e R$ 50 — fato que fez com que o policial rodoviário federal Carlos Fernandes Nogueira suspeitasse na época que o dinheiro fosse de traficante. A polícia chegou ao dono da agência de veículos por meio da placa do veículo. Emerson disse que o pastor adquiriu o carro à vista, em dinheiro.
A transferência de propriedade ainda não tinha sido providenciada. O carro foi encontrado pegando fogo no km 276 da estrada, próximo a Barra Mansa, por bombeiros que foram acionados pela Concessionária Nova Dutra, que administra a rodovia. Testemunhas viram quando duas pessoas tentaram conter o fogo e fugiram diante da aproximação dos bombeiros. Eles entraram num carro que estava parado na outra pista da rodovia, sentido Rio.
A polícia agora tenta localizar o comprador. O delegado disse que pretendem descobrir por que o dinheiro estava escondido dentro do motor do veículo e também por que o suposto pastor fugiu abandonando o carro importado.

O veículo foi levado para o pátio da delegacia de Barra Mansa, onde foi periciado junto com as cédulas. A polícia também aguarda o resultado do laudo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). (O Globo).


VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Adolescente de 14 anos confessa ter matado menina de 13 com canivete



Um adolescente de 14 anos confessou que matou uma menina de 13 em Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá. Ele foi apreendido na noite de terça-feira (28), em casa, e já teve pedido de internação aceito pela Justiça.
O adolescente confessou o crime e disse que o motivo foi a "raiva" que estava da vítima, Danielly Batista da Silva, que teria sido o motivo do fim de um relacionamento dele com outra garota. Danielly foi morta com um canivete e teve o corpo encontrado em um lago no dia 15 deste mês.
A polícia acredita que o suspeito e a vítima se envolveram e, depois disso, ele contou o caso a outras pessoas. A história chegou aos ouvidos da namorada do adolescente, que não gostou e terminou o relacionamento.
Irritado e achando que o fim tinha sido causado por Danielly, o menor a chamou até uma região de mata, perto do lado da cidade. Ele então a golpeou com um canivete no pescoço. Tentando fugir do adolescente, Danielly caiu no lago, onde acabou morrendo.
A mãe de Danielly disse ao G1 que ficou surpresa com o desfecho do caso. "Nunca imaginei que isso poderia acontecer. Minha filha era amiga da irmã dele (suspeito) e os três sempre estavam juntos na frente da minha casa", afirmou Ângela Batista da Silva. "Não entendo o porquê de tanta raiva. Hoje em dia não dá para confiar em mais ninguém. Mais do que a justiça, o que eu mais gostaria é de ter a minha filha de volta".Contradições
A polícia, no entanto, aponta algumas contradições ainda a serem esclarecidas sobre o caso. A perícia encontrou um projétil no pescoço da vítima. Também foi apontado nos exames que Danielly já estaria morta quando caiu, ou foi jogada, no lago, pois não foi encontrada água no pulmão da garota.
O adolescente negou ter usado arma de fogo no crime. Nenhum revólver ou arma similar foi encontrado perto do local onde Danielly foi morta, somente o canivete. A polícia apura se outras pessoas se envolveram no caso. O menor vai responder por ato infracional análogo ao homicídio, sendo encaminhado a um espaço socioeducativo.
ibahia.com
VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

quarta-feira, 29 de julho de 2015

SÃO FÉLIX: "Léo Seco" morre a caminho do hospital após levar vários tiros



Foi assassinado cruelmente a tiros na noite desta última terça-feira, 28 de julho, o elemento Alessandro da Silva Gomes, vulgo "Léo Seco", velho conhecido da polícia por pertencer ao mundo do tráfico de drogas. "Léo Seco" morreu após trocar tiros com elementos de outra facção na Ladeira da Misericórdia em São Félix. Ele chegou a ser socorrido por prepostos do SAMU/192, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao da entrada no hospital. O corpo de "Léo Seco" foi removido para o departamento de Polícia Técnica (DPT), onde será necropsiado. A Polícia civil investigará o caso.

Forte no Recôncavo

VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP 

Idosa é morta na frente de neto de 10 anos em Vitória da Conquista

cats122

Uma cena chocou a população da cidade de Vitória da Conquista, cerca de 500 quilômetros da capital baiana. Na noite desta segunda-feira (27), uma idosa de 71 anos foi morta dentro de casa e na frente do neto de apenas 10 anos. Judite Amorim da Silva residia no bairro de Conveima 1, onde foi espancada dentro de casa.
De acordo com a polícia, ainda não se sabe o motivo do crime, mas as investigações estão direcionadas para a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte). “Estamos investigando se foi um latrocínio. Ainda não identificamos o que foi levado. A criança estava dentro da casa também e viu o crime.A idosa estava amarrada, estrangulada dentro do banheiro. Não temos detalhes de como ele [o menino]conseguiu sair de casa, mas ele foi até a casa do vizinho, que chamou a Polícia Militar”, relatou o delegado que investiga o caso, Nei Brito, ao G1 Bahia.
Ainda segundo a polícia, a criança não sofreu ferimento. Brito ainda informa que a polícia realiza buscas na cidade a fim de localizar suspeitos.
VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP

Jardineiro é executado com mais de 20 tiros a caminho do trabalho em Itapuã





Um jovem de 23 anos foi morto a tiros no início da manhã desta quarta-feira (29) no bairro de Itapuã, em Salvador. O crime aconteceu por volta das 6h30, na rua Angélica, atrás da sede da Previdência Social. Segundo familiares, Felipe de Jesus Souza trabalhava como jardineiro e estava a caminho do trabalho em Piatã quando foi assassinado.

Segundo a polícia, Felipe foi atingido por mais de 20 tiros. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local do crime. Testemunhas que presenciaram o assassinato contaram que o jardineiro estava em um carro Chevrolet/Corsa Classic branco e foi fechado por quarto homens em um Volkswagen Golf. 

Os suspeitos tiraram Felipe à força de dentro do carro, arrastaram por mais de 10 metros pela rua e, em seguida, o executaram a tiros. O grupo fugiu em seguida. O jardineiro morava próximo ao local do crime, na rua 1º de Novembro, e a família foi logo avisada por testemunhas.
"Ele era tranquilo, não mexia com ninguém. Não tinha envolvimento com drogas e isso pegou a gente de surpresa", disse Luciente Costa, tia do rapaz, ao CORREIO.

No carro em que Felipe estava só foram encontradas roupas no bagageiro e cópias de documentos de outras pessoas. De acordo com a família, o veículo era de um tio que tinha alugado para ele trabalhar. Segundo a delegada Marilene Lima, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a vítima não possui passagens na polícia. 

Ainda de acordo com a delegada, pelo menos 35 tiros foram disparados para matar o jardineiro. Ele foi atingido nas regiões da cabeça, tórax, peito . "Encontramos 21 fragmentos de bala e 14 projéteis de armas 388, .40 e 9mm", explicou Marilene Lima.

"Tem umas 50 perfurações incluindo entrada e saída. A vitima não pode, se quer esboçar, nenhum gesticulo de defesa. Nos encontramos peças metálicas que serão periciadas na nossa coordenação de balística forense", disse o perito Inandy Souza.

A polícia classificou a região como perigosa e violenta. De acordo a PM, a rua onde o rapaz foi morto dá acesso à Baixa da Soronha, que é conhecida como área de intenso tráfico de drogas. A motivação e a autoria do crime será investigada pela 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico). Nenhum suspeito foi preso até a manhã de hoje.
Com informações da repórter Yne Manuella.
VEJA BAIXA GRANDE, MARCELO BARBOSA JP